Os Templários no Algarve árabe

15 de Julho de 2017


Nova série de testemunhos sobre Al-Faghar (Algarve) 


Na sequência dos actos de vandalismo ocorridos recentemente em Tomar, os quais reflectem o profundo desprezo da sociedade civil e institucional pela memória da Ordem do Templo - que quase nos levaram ao encerramento deste blogue em sinal de protesto - ficou decidido afastarmo-nos, rumando a Sul, onde os Templários Portugueses tiveram uma prematura e discreta presença, pontuada depois por algumas participações militares até à definitiva conquista do reino do Algarve. 
Proximamente, iremos dar a conhecer numa série de publicações, nove episódios ainda inéditos, dos muitos que constam dos Livros de Guerra dos Cavaleiros Templários Portugueses. 

1- Onde eram recebidas e por quem, às portas do Algarve ainda muçulmano, as delegações portuguesas da Ordem do Templo enviadas em segredo por El-Rei D. Afonso I? 

2- Como entregou El-Rei D. Afonso I pessoalmente e em completo sigilo na praça fortificada de Al-Burj o simbólico e enigmático presente de cavalaria ao seu aliado Ibn-Qasi e no que consistia? 

3- Que motivos estiveram realmente por detrás da ida ao Promontorium Sacrum para a recolha das relíquias de S. Vicente? Onde ficava o Mosteiro do Corvo e quem eram os monges que o habitavam? O que levaram realmente para Lisboa? 

4- Que tesouro resultante da pilhagem da primeira tomada da cidade árabe de Silves se perdeu misteriosamente a caminho do Norte da Europa levado por um protegido do flamengo bispo Nicolau? 

5- Que testemunho sobreviveu até hoje das cerimónias religioso-militares feitas pelos Templários Portugueses em terras mouras algarvias antes da tomada de Silves? 

6- Onde pára a Cruz de Portugal oferecida por S. Bernardo de Claraval aos Templários Portugueses, levada por estes e perdida na primeira tomada de Silves? 

7- Onde ficava o hospital de campanha dos monges-soldados Templários feridos na tomada de Silves e o seu cemitério? 

8- Como ajudaram os Templários Portugueses os habitantes de Silves a refugiarem-se em Monchique salvando todos os seus pertences de mais valor, pertences esses que nunca foram resgatados? 

9- Que testemunho arquitectónico dedicado a Santa Maria Madalena deixaram os Templários Portugueses no Algarve recém-conquistado?

Sem comentários: