Bem vindos


 Olá, "saudações" como diriam os Templários Portugueses.

O meu nome é Filipe Pereira de Amaral e recriei este blog com a pretensão de repor o conteúdo exacto do extinto "templariosportugueses.blogspot.pt" que acompanhei desde o seu início e que guardei na íntegra, pondo-o agora à disposição de todos os que, como eu, mostraram vivo interesse na sua mensagem e que por via do seu desaparecimento do espaço virtual se viram privados de o continuar a consultar. Repito: este blogue é uma cópia do original.

Ao longo de quase uma década, o tempo em que o blog "Templários Portugueses" esteve online, correspondi-me por email com os autores que sempre me trataram cordialmente, umas vezes de forma até bastante esclarecedora outras compreensivelmente limitada pelo sigilo, contribuindo sempre para o aumento do meu conhecimento. Já quase no fim, e perante algumas questões por mim apresentadas, fiquei a saber que o blog tinha sido para eles "uma experiência cujos resultados foram alcançados mais cedo que o esperado, o que ditou o seu encerramento antecipado, tendo ficado por publicar ainda a série sobre a Açafa...". Teria sido certamente bem interessante, a julgar pelas séries entretanto já publicadas. No entanto, e no meu entendimento, acho que outros factores pesaram na decisão do seu encerramento.

 A título de curiosidade reproduzo aqui o contador de visualizações no exacto momento em que o blogue foi fechado:

Em boa hora os contactei, já após o fecho do blog, pedindo-lhes que me autorizassem a levar a cabo este projecto pessoal de recolocar na rede digital as suas publicações para que o legado não desaparecesse de forma tão inglória. A resposta que obtive foi uma resposta breve: "Fica ao seu critério. Para nós está definitivamente extinto"...

Poderá estar definitivamente extinto mas ficará para a posteridade através deste blog-cópia; o "Templeiros Portugueses", pois de outra forma perder-se-ia para sempre.

Fui, no entanto, brindado por eles com a oferta dos 11 volumes que reúnem toda a actividade do blog extinto, com os artigos actualizados e revistos, que publicarei aqui, contendo cada um deles em anexo os diálogos da correspondência efectuada ao longo dos anos da sua existência por aqueles que os contactaram, que como é óbvio não será publicada.

O presente blog com o título ligeiramente modificado (para não haver confusões) e que ponho agora à vossa disposição mantém o visual, com fundo escuro como tema, para melhor visualização, e a possibilidade de comentários em cada publicação, o que não acontecia no blog original. Espero assim contribuir com este "serviço público" para a retoma das consultas dos conteúdos e também, caso seja do vosso interesse, para a discussão salutar sobre os mesmos.

Quando e se necessário, serão acrescentados artigos da minha autoria para complementar os temas mas ele (este meu blog "Templeiros Portugueses") esgotar-se-á quando se atingir o último artigo publicado no blog original.

Que sejam bem vindos os que vierem por bem.


Vila Viçosa, 15 de Setembro de 2020

Filipe Pereira de Amaral