Os Templários Portugueses são uma Irmandade de Cavaleiros da Ordem do Templo que ressurgiram há quatro gerações, saídos da clandestinidade em que estiveram mergulhados. Desde então têm-se dedicado à recuperação, preservação e transmissão da memória dos seus antepassados.
Os Templários Portugueses apesar da sua existência discreta, decidiram em Capítulo Geral abrir uma janela de comunicação a fim de partilhar o Projecto Templário.
Os Templários Portugueses têm a sua própria concepção histórica da Ordem do Templo em Portugal, alicerçada na vasta documentação herdada e nas muitas Crónicas entretanto recuperadas. O seu espólio histórico com mais de nove séculos, incluídos os registos actuais (com mais de cem anos após o ressurgimento) encontram-se guardados em lugar secreto por questões de segurança. Pelo mesmo motivo, a localização exacta da sua sede é do conhecimento restrito e exclusivo dos Cavaleiros mais antigos da ORDEM; os "Falcões".
A Ordem dos Cavaleiros Templários Portugueses não é um clube moderno ou associação. Não cobra "joia" de inscrição, não exige o pagamento de quotas anuais ou qualquer outro valor aos seus membros como fazem os denominados 'neo-Templários' de cariz maçónico.
A ORDEM é uma Irmandade que observa os princípios da humildade, partilha, entre-ajuda e humanismo. Os seus recursos provêm, tal como no passado, do trabalho de cada um, dos preciosos donativos de alguns e da boa vontade e empenho de todos.
Os Cavaleiros Templários Portugueses, tal como no passado, continuam a ser uma Ordem autónoma e independente. Não têm actualmente obediência ou qualquer relação directa ou indirecta com nenhuma organização moderna de cariz político, religioso ou filosófico.
NÃO SÃO, NEM NUNCA FORAM EM TODA A SUA HISTÓRIA, MAÇONS!
Os Templários Portugueses não se mostram publicamente enquanto Cavaleiros da Ordem. As suas cerimónias são privadas e não lhes é dado qualquer tipo de publicidade.
Só um Templário Português pode propor a entrada de um novo Irmão para o seio da Ordem, assumindo a responsabilidade do seu apadrinhamento.
Os Cavaleiros Templários Portugueses regem-se por Regra Militar própria (Secretum Regula), pelos seus Estatutos e pelo seu Código de Honra e Disciplina.
fr. Manuel F.B.
cronista-mor