Huma pedra, que está embebida em huma parede no ultimo lanço da Escada da Igreja do Convento de Thomar. Em ella se lê o anno, e dia, que se reedificou o Castello, e Igreja, e a acçaõ com o Mouro.
Diz assim:
“Na Era de mil cento noventa* e outo, reinando o Illustrissimo Affonso Rey de Portugal o Mestre D. Gualdim com os seus Freires Portuguezes do Templo principiou a edificar este Castello, que se chama Thomar no primeiro dia de Março, o qual Castello offreceo a Deos, e aos Soldados do Templo o sobredito Rey.
Na Era de mil duzentos vinte outo**, aos tres de Julho veio o Rey de Marrocos trazendo quatro-centos mil de cavallo, e quinhentos mil de pé,*** e poz cerco a este Castello por seis dias, e destruio quanto achou fóra do muro do Castello; e ao sobredito Mestre com seus Freires livrou Deos das suas maons, e o mesmo Rey voltou para a sua patria com hum innumeravel detrimento de homens, e de cavallos."
_______________________________
* De notar que X aspado tem o valor de 40.
** O mestre canteiro esqueceu de gravar o simbolo V antes do III.
*** O número de adversários foi nitidamente inflacionado nesta inscripção.
Na verdade, segundo os registos do "Bezerro Primeiro" (do tombo de Santa Maria do Selho) eram 900 de cavalo e 4.000 de pé.
Sem comentários:
Enviar um comentário