29 setembro 2020

5 - Fantasmas na neblina

14 de Setembro de 2013


Durante anos a frota Templária explorou e documentou a costa do novo mundo. Quanto mais os nossos antepassados a percorriam mais convencidos ficavam de que aquele vasto continente nada tinha a ver com as Índias conhecidas. A análise do "orbem sphaericum" dizia-lhes que a distância percorrida para as alcançar pelo Oriente nunca poderia corresponder à distância, muitíssimo maior, necessária para o fazer por Ocidente. Aquela era outra terra que se interpunha e com uma costa tão vasta para Sul que só poderia ser outro continente. 
Mas para o explorar mais a Sul teriam de traçar uma nova rota a partir do Reino de Portugal. Desta vez, os ventos seriam favoráveis. 

Este conjunto de preciosas informações guardadas em absoluto segredo foi mais tarde depositado nas mãos de El-Rei D. João II que iria usá-lo magistralmente num colossal jogo de enganos com a colaboração dos Templários Portugueses da Ordem de Cristo*. O Príncipe Perfeito compreendeu que para afastar a Espanha, o seu concorrente mais directo à corrida pela rota das Índias, teria de criar uma manobra de diversão que os levasse no sentido oposto.
Os velhos Templários, mestres em estratégia, fizeram o resto. 

Foi montada uma falsa política de secretismo com o fim de atrair os espiões ao serviço de Espanha e para melhor "espalhar o segredo" foi chamada a participar desta aventura a nata da marinhagem genovesa. Deixaram-se roubar propositadamente "alguns" portulanos náuticos e para que não houvesse dúvidas ou hesitações que alterasse o sincronismo ao plano português, foi nomeado para desempenhar o papel principal desta farsa, um dos melhores agentes Templários Portugueses da época. Um homem que ficaria na História como o primeiro marinheiro a tocar a terra do novo mundo ao serviço de Espanha. De seu pseudónimo: Christovõm Colon. Estava, assim, deixado livre o caminho oriental para a descoberta da rota das Índias. 

Começava agora verdadeiramente a epopeia marítima dos portugueses sob o signo da Ordem de Cristo. 

_________________________________ 
* - "Templários da Ordem de Cristo". Talvez vos pareça estranha esta designação mas há muito que a usamos, uma vez que a Ordem de Cristo não era mais que outro nome para a Ordem dos Templários Portugueses.

Sem comentários: