Às portas do al-Gharb
Iniciamos aqui a série de artigos que nos propusemos divulgar sobre a presença da Ordem do Templo no al-Faghar muçulmano. São dados históricos do nosso acervo que transcrevemos na íntegra, descartando deles qualquer tipo de mito religioso. E fazêmo-lo, destacando um dos protagonistas da verdadeira história de Ourique, figura incontornável, que desempenhou um papel definitivo na expansão militar portuguesa do período áureo da "reconquista" cristã : Ibn Qasi. De seu nome Abu'l-Qâsim Ahmad Ibn Al-Husayn Ibn Qasi nasceu no termo (à época) de Silves, perto de Alvor, no sítio ainda hoje chamado Mesquita, freguesia da Mexilhoeira Grande, concelho de Portimão, segundo testemunha um fragmento de texto de Ibn al-Salâ:
"... muladi (1) Abul Qasim [...] ibn Qassi natural da gariya (2) de al-Masjid (3) arrabalde de Al-burj (Alvor) no termo de Xelb (Silves) nascido a 22 de Rajab de 500 (4)..."
No ano da Hégira de 531 (1137) Ibn Qasi com uma centena dos seus muridin (discípulos-guerreiros) ataca a atalaia fortificada de Muntaqût (castelo de Alferce, perto da vila de Monchique) mas fracassa e muitos dos seus guerreiros são feitos prisioneiros. Ibn Qasi foge para o Norte e refugia-se com muitos dos seus seguidores em Moçab-d'har (Thomar), perto de Santarém.
Rezam as nossas crónicas (Livros de Guerra) que em 1138 o Mestre dos Templários sediados em Soure, D. Frei Guilherme Ricardo, ao tomar conhecimento que o líder Sufi se refugiara na zona, enviou-lhe dois cavaleiros do Templo (Fr. Paio Fernandes e Fr. João Álvares) para parlamentar com ele ao abrigo da amizade que unia as duas cavalarias. Foi aqui que se selou o primeiro pacto entre o movimento Muridin de Ibn Qasi e os Templários Portugueses, que previa a colaboração militar entre ambos.
Nesse mesmo ano de 1138 Ibn Qasi regressa ao ribat de ar-Rihana (Arrifana, Aljezur) e assiste ao intensificar da pressão das autoridades Almorávidas para o capturar. No início de 1139 existem já contactos entre as duas cavalarias para colocar em acção o plano para um ataque surpresa aos Almorávidas que estavam já em armas na região para o cerco final a Ibn Qasi. Abrem-se as portas do al-Gharb muçulnamo ao projecto Templário.
Formam-se dois pequenos exércitos cristãos que se predispõem a ajudar na defesa do Mestre Sufi e seus seguidores. Um, capitaneado por Afonso Monis que se desloca por terra a coberto da cumplicidade Muridin e outro, comandado pelo Mestre dos Templários que se desloca por mar e desembarca no porto fluvial do Wadi-Mihrâb (Odemira). A estes se juntam os Muridin comandados por Ibn Qasi e ambos esperam pela chegada de Afonso Monis.
A reunião das forças conjuntas de cristãos e sufis dá-se finalmente a 18 de Julho de 1139 no lugar santo de um murâbit, local que mais tarde ficará conhecido por Relíquias (cuja história iremos desenvolver mais à frente). É, não muito longe dali, no raiar do dia 25 de Julho, no campo de Panóias, que se irá dar o confronto entre Ibn Qasi (apoiado pelas tropas cristãs) e as forças Almorávidas que, não esperando a presença dos cristãos que os atacam pela retaguarda, ficam cegas pelo sol e, desorientadas, saem completamente desbaratadas no recontro.
Como agradecimento, Ibn Qasi confirma o pacto feito com o Mestre do Templo, dispondo-se a ajudar nas futuras acções militares que os cristãos efectuem do Mondego à linha do Tejo. Tal facto pôde ser comprovado no caso da tomada de Santarém e de Lisboa, conforme já narrado por nós. Revela ainda Ibn Qasi a presença de relíquias cristãs muito antigas guardadas em segredo pelos monges negros que habitam o Cabo Sagrado (Sagres).
O entusiasmo cristão pela vitória foi tal que, na presença do Mestre Sufi e dos seus Muridin, os Templários Portugueses propõem celebrar ali mesmo, junto com o restante exército portucalense, a coroação de Afonso Monis. Para tal, realizam o velho cerimonial celta de colocar aos ombros e em pé sobre um escudo circular coberto pelos estandartes ali presentes, aquele que aclamam Rei, Afonso primeiro de Portugal. Rei-Templário, no segredo Pêro Afonso Monis, e que a História conheceu como Dom Afonso Henriques.
"Que tu irmão Templário e Senhor
sobre este símbolo de união te eleves nosso Rei.
Por tu Graal! Por tu Graal! Por tu Graal!"
Neste evento é armado cavaleiro pelo recém aclamado Rei, aquele que se tornaria um dos Mestres mais carismáticos da Ordem dos Cavaleiros Templários Portugueses: Dom Gualdim Paes.
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(1) - Descendente de cristãos convertidos ao Islão originários do Andaluz
(2) - Alcaria, aldeia, povoado pequeno
(3) - Mesquita
(4) - 19 de Março de 1107
Fr. João do Paço
cronista-mor
(que sucede a Fr. Manuel FB)
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