Têm-nos perguntado como teria sido a primeira Casa da Ordem do Templo em Jerusalém. Temos a descrição pormenorizada numa das mais antigas crónicas do nosso arquivo mas seria fastidioso publicá-la aqui na íntegra.
Costuma-se dizer que uma imagem vale por mil palavras. Por isso optámos por uma imagem que mostra alguns vestígios da parte do palácio que o rei Balduíno cedeu aos Templários e que foi a primeira Sede da Ordem.
" Jerusalem - Os muros de suporte da mesquita de Aksa dando sobre o fundo vale de Josaphat. Junto da palmeira, jazem as ruínas acasteladas do antigo mosteiro da Ordem dos Templários, fundado em 1118/9 por Hugo de Payens e seus oito companheiros. À direita vê-se a encosta ocidental do monte das Oliveiras."
"...a mesquita de Aksa, passando para o domínio dos christãos, durante o reino latino, foi transformada em residência real e ocupada por Balduino I que a designou pelo nome de Palácio de Salomão.
Por esta época foi creada a Ordem simultaneamente religiosa e militar dos Templários que, ao lado do palacio real, edificaram o seu mosteiro de que ainda restam ruinas grandiosas na vertente do Cedron. Esta grande sala abobadada, [...] é chamada ainda hoje a Sala d'Armas dos Templários. A eles pertencia. Das colunas e muros dela, como na Torre de David, estavam pendentes as armaduras dos combatentes e a sala servia-lhes de campo de torneio para os exercícios de guerra. Receberam o nome de Templários por terem a sua séde, ou casa-mater, junto do antigo templo de Salomão."
Sem comentários:
Enviar um comentário