Quem eram estes guerreiros e de onde provinham? Qual o seu papel na defesa da terra santa ao lado da milícia cristã?
Devido à escassez de notícias da época, os historiadores têm sentido alguma dificuldade em os descrever. Diz-se frequentemente que eram oriundos de famílias mistas turco-cristãs mas não será exactamente assim.
Segundo os nossos registos, os turcopolos eram tropas recrutadas pelos cristãos entre as populações locais independentemente das suas características étnicas ou religiosas. Eram seleccionados por os seus peões serem bons batedores e excelentes sapadores que levavam a cabo missões de infiltração nas linhas inimigas e acções de guerrilha em geral. Em batalha, a sua cavalaria ligeira alinhava com as tropas cristãs, normalmente nas fileiras das Ordens militares, entre elas a do Hospital e do Templo. No entanto usavam de técnicas de luta próprias.
Mas o que melhor os caracterizava (e tinha um peso decisivo na sua escolha) era a sua honestidade, honradez e verticalidade, a par de uma disciplina militar férrea e uma formação espiritual em tudo semelhante à da cavalaria Templária. A sua reputação tornou-se quase lendária, não sendo por isso de admirar que o nosso querido Mestre Gualdim (que fez escola na terra santa) se fizesse acompanhar de três destes guerreiros no seu regresso a terras lusitanas.
Nos "Livros de Guerra" da Ordem constam inclusive os nomes portugueses que adoptaram quando passaram a fazer parte da nossa Irmandade, já como Cavaleiros Templários. Eram eles Martim Preto, Novo Paio e Pedro Sirão. Martim Preto, devido a um certo grau de conhecimento da arquitectura oriental teve um papel decisivo na recuperação do templo moçárabe, conhecido hoje por Charola do Convento de Tomar, que na fase de arranque da 'construção' do castelo Templário se situava fora dos muros da alcáçova mourisca, ambas (igreja e fortaleza) 'achadas' em ruínas pelos Templários Portugueses.
Os outros dois teriam instruído uma boa parte dos sargentos Templários Portugueses nas suas técnicas de guerrilha, tornando mais rico o valor destes em batalha.
"Livros de Guerra" IV-V
Arquivos OrCa:TemPo
(fundo antigo)
Sem comentários:
Enviar um comentário