09 outubro 2020

'Pai de Pele' nos arquivos da OrCa:TemPo

x de x de 20xx 

 



É impressionante como na idade média os nomes de terras, rios, serras, nomes próprios das pessoas, sofreram modificações nos textos para onde foram vertidos, em crónicas e documentos, até ficarem quase irreconhecíveis, perdendo quase por completo o seu significado primitivo. Acontecia nas transcrições e traslados de documentos. Ainda mais quando a transmissão era então puramente oral; interpretava-se e escrevia-se conforme soava ao ouvido. 

Não é pois de admirar que o topónimo de Pai Pele, Payo Pelle ou ainda Paio de Pele - hoje Vila da Praia do Ribatejo - deixe tantos historiadores na dúvida sobre a sua origem. 
No arquivo histórico da Ordem dos Cavaleiros Templários Portugueses, armário 12, prateleira 2, doc.38 e anexos, encontramos: 

Anexo 1 - Carta de Doação de El-Rei D. Afonso I a Pelajvs Petris "O Bravo", seu Alferes, de uma caria mourisca com todas as suas terras de bom trato e por tratar, entre o Ozêzare e Almaurol, na margem do Tejo, pelo seu grande esforço e sacrifício na tomada de Santarém e Lisboa, datada de 18 de Março da Era de 1186 (Era de Cristo de 1148). 

Anexo 2 - Carta de Doação de Pelagius Periis e de sua mulher Menanda Arez à Ordem do Templo, de metade das suas terras do Ozêzar, da capela de Santa Catarina, e outras casas do seu termo, para que os irmãos da Ordem os amparem em vida e rezem por suas almas após a morte, datada de 15 de Setembro da Era de 1199 (Era de Cristo de 1161). 

Anexo 3 - Escritura da fundação do povoado de Pelayo Peres por proposta do Comendador de Almourol feita ao Mestre Gualdim Pais pela razão de às casas do Templo se terem juntado muitas outras de rendeiros e serviçais e o lugar ter aumentado de gente gados e colheitas e se encontrar fortificado de novo, datada de 25 de Novembro da Era de 1203 (Era de Cristo de 1169). 

Anexo 5 - Foral passado pelo Mestre Gualdim Pais à Vila de Payo Peres datado de [...]
  ( concluir… )

__________________________________
Este artigo não chegou a ser editado no blogue