"... casa secular, segundo attesta inscripçaõ em vaõ de janela, onde o Capellaõ da Ordem de Christo [...] foi depositario e guardiaõ dos Tombos da Ordem do Templo, da continuadora, onde por largo tempo guardou em sigillo nesta mesma casa que habitou...".
"...resgatados e trasladados para logar seguro os ... Livros de Acentos do Templo e os ... de Christo, os ... Bezzeros de S. Maria do Olival dos Freyres de Thomar."
______________________________
Após a suspensão da Ordem do Templo pelo Papa Clemente V em 1307, os bens dos Templários foram alvo de saque e os seus registos, de destruição sistemática, por toda a Europa cristã.
Em Portugal, devido à protecção Real, estes bens ficaram em parte resguardados do saque, apesar de muitas instituições religiosas terem purgado os seus registos, destruindo-os. "...para não restar a má memoria...".
No entanto, tempo houve para "se proceder à sua recolha e guardammento" de grande parte do seu espólio (utensílios e registos) tendo, ficado à guarda de famílias nobres e religiosos de vero amor, no mais completo segredo.
S. Miguel d'Acha foi protagonista de um destes casos.
Foi Comenda secreta da Ordem do Templo. Esteve sob jurisdição da Comenda Templária sediada no castelo de Idanha-a-Nova. Passou a Comenda da Ordem de Cristo em 1319.
(Como se disse, resgatado o espólio, foi guardado em lugar seguro até que "em 1968, todos os registos foram micro-filmados e os originais conservados e guardados em casa-forte.")
Sem comentários:
Enviar um comentário