Pombal

11 de Agosto de 2010


Quando os Templários portugueses passaram em 1126 pelo pequeno e antigo povoado de Chões, encontraram moradores que mal subsistiam devido ao receio de cultivar os campos em redor; o perigo das correrias dos mouros sediados em Leiria era constante. 

"O castello de leyrea era dos sarraziis, e corriam a terra ataa coimbra. E faziam muyto mal aos christaaos em soyre e em pombal." 

Mais tarde, em 1161, Mestre Gualdim manda construir no alto do outeiro da margem direita do rio Arunca, sobre as ruinas do velho castro lusitano romanizado e fortaleza árabe; o castelo de Pombal, cuja porta principal, virada a sul, vê expandir-se a vila onde se iriam erguer as igrejas de Santa Maria do Castelo, de S. Pedro e mais tarde, a de S. Martinho. 


O Mestre concede foral a Pombal em 1174, renovando-o em 1176. A acrescentar a estes dois forais, concede também, em 1181, uma carta de privilégios. 
Em 1171, 1179 e 1184 suportou investidas muçulmanas e em 1190 na sequência da invasão do califa almóada Almansor, o castelo de Pombal é parcialmente destruído. 
Em todas elas os Templários defenderam Pombal com mestria e valor guerreiros. 




Sem comentários: