Documento 21

28 de Julho de 2011


Huma doaçaõ das mais magnificas que o Snör Rey D. Affonso I. fez ao Mestre D. Gualdim, e à Ordem do Templo; que he de todo o destricto entre os tres rios Tejo, Zezere, e Elge. 


Affonso Illustre Rey de Portugal filho do Conde D. Henrique, e da Rainha D. Tereza, Neto do Grande, e Illustrissimo Affonso Emperador das Espanhas. Faço carta de doaçaõ, e firmeza a vós Mestre Gualdim, e a todos os Freires do Templo situado em Jerusalem, e a todos os outros Freires da Ordem que estaõ em meu Reyno, da Idanha, e Monsanto com estas demarcaçoens, a saber : do modo que corre a agoa do Elge entre o meu Reyno, e o de Leaõ, e entra no Tejo, e da outra parte, como corre a agoa do Zezere, e da mesma maneira entra no Tejo. Assim que, vos dou toda a terra que está entre os sobreditos tres Rios convem a saber com tal condiçaõ, que tenhais firmemente em todo o tempo com direito hereditario, e me sirvireis a mim, e ao meu Filho a quem eu deixar por herdeiro de meu Reyno, com a tal terra de que vos faço doaçaõ. E deste dia em deante terá esta minha doaçaõ força, e vigor para sempre. E nem Filho, ou Filha, ou outra alguma pesoa, terá poder, ou licença para quebrantar esta minha Escritura. E aquelle Filho meu, ou Filha minha que bem vos fizer, seja bendito do Senhor, e alcance a minha bençaõ. Douvos por tanto a sobredita terra para que da maneira que a queirais dividir seja dividida, e aos que nella quizeres herdar fiquem herdados. E o Foral que lhe quizeres dar permaneça firme, e perpetuo em todo o tempo. Foi feita esta carta de doaçaõ, e firmeza aos vinte e nove de Novembro da era de mil duzentos e tres. (1165) 

Eu sobredito Rey D. Affonso, e meo Filho o Rey D. Sancho, e minha Filha a Rainha D. Tereza com nossas proprias maons roboramos esta carta. 

Os que se acharaõ prezentes 

O Conde D. Vasco..............................conf. 
Gonsalo de Souza Mordomo mor.......conf. 
Pedro Paes Alfers................................conf. 
Pedro Fernandes de Bragança............conf. 
Soeiro Egas........................................conf. 
Hirminio Monis.................................conf. 
Garcia Fernandes...............................conf. 
Joaõ Arcebispo de Braga..................conf. 
Miguel Bispo de Coimbra.................conf. 
Alvaro Bispo de Lisboa....................conf. 
Mestre [...] Chanceler do Reyno......conf. 
Mendo Cativo..................................conf. 

Pedro Arnaldo a lavrou.

Sem comentários: