D. fr. Guilherme Ricardo

30 de Setembro de 2009 


1º Mestre 
1124-1139 

[ no condado portucalense, durante a regência de D. Tereza ] 

Cavaleiro Franco. 



Chega ao condado portucalense em princípios de 1124, acompanhado de alguns cavaleiros, enviados pelo Mestre Hugo de Payns, a pedido da rainha D. Teresa, que em carta dirigida, a conselho de alguns ilustres cavaleiros portugueses, lhes oferecia casa e emprego para o seu Instituto nas fronteiras dele. em que o braço português ia despojando ao mouro inimigo do que tiranicamente tinha usurpado. 

É com este Procurador que a Ordem recebe, de facto, (por aqueles anos) e em doação, as primeiras casas e propriedades, na região de Braga, sendo confirmado que D. Teresa - rainha do condado de Portugal desde 1112 - lhes doa Fonte Arcada, próximo de Braga, com todos os seus termos e benefícios, tendo recebido na altura mais dezoito doações de terras, de membros da alta nobreza portucalense, aquela mesma que incitara a rainha a pedir a sua vinda e presença. 

A Ordem estabelece-se. Portugal foi o primeiro reino na Península Ibérica a receber os cavaleiros Templários. Sabendo-se aceite, protegida pela rainha, pelo infante (que ainda não contestava o reino) e pela alta nobreza do condado, começa a construir, através das doações que entretanto recebera, os castelos de Ega, Redinha e Pombal, na zona de Coimbra, bem como algumas igrejas. 

Fr. Guilherme superintende a Ordem em Portugal como Procurador do Templo até 1139. 
Morre na célebre batalha de Campo de Ourique combatendo ao lado de D. Pedro Afonso, futuro primeiro de Portugal.

Sem comentários: