D. fr. Fernão Dias

21 de Setembro de 2012


6º Mestre em Portugal
1199 - 1206

Cavaleiro Português da Ordem do Templo, no reinado de D. Sancho I 

 
Mestre Fernando Dias foi eleito por reunião do Capítulo e confirmação régia em Outubro de 1199, sucedendo no Mestrado a D. Fr. Lopo Fernandes. 
No dia 4 de Março de 1200, na sequência de uma invasão almohada vinda do sul do território, é tomado o castelo de Torres Novas pelas forças árabes. 
No contra-ataque cristão a fortaleza é reconquistada a 25 de Agosto de 1200, tendo el-Rei D. Sancho I tido nos Templários Portugueses, a principal força de assalto, que determinou o sucesso da retoma do castelo. 
Neste mesmo ano de 1200, o reino é assolado por uma grande penúria e a fome instala-se. Em resultado desta calamidade, sucede-se outra ainda maior e mais mortífera ; a peste. 
É Comendador de Tomar, D. Fr. Paio Pigeiro. 
Em 1202, encontramos como Comendador de Tomar, D. Fr. Simão Mendes. 
Em 1204, 44 anos após o seu início, fica definitivamente edificado o castelo de Tomar e grande parte da Vila. 
Em Janeiro de 1205, o alcaide da Covilhã D. Pedro Gutierres declara numa escritura, doar à Ordem do Templo "...tudo quanto se achar por sua morte ser seu, assim de bens móveis, como de raiz.
Em 21 de Janeiro de 1206, el-Rei D. Sancho I faz escritura de doação à Ordem do Templo, de Idanha-a-Nova e todo o seu território e castelo cuja data de construção remonta a 1197. 

"Ego Sancius Dei gratia Portugallentium Rex Facio Cartam donationis, consessionis, perpetuae firmitudinis vobis D. Fernando Didaci, universis Fratribus Militiae Templi presentibus, futuris de Civitate illa, quae dicitur Agitania. Hanc dictam Civitatem damus Deo, domui Militiae Templi, vobis Magistro D. Fernando Didaci. Propterea damus vobis Magistro D. Fernando Didaci, Fratribus Templi. Facta fuit haec Carta apud Collimbriam X Calendas Februarii. Era M.CCXLIV." (1206) 

Neste mesmo ano de 1206, estala a controvérsia entre a Ordem do Templo e o bispo de Coimbra, D. Pedro Soares, sobre os direitos a receber das igrejas de Pombal, Ega e Redinha. 
Neste diferendo intervêem como juízes árbitros o bispo de Lisboa e o eleito de Évora, entre outros Senhores. 
Em Abril deste mesmo ano, foi lavrada uma escritura de compromisso, ficando o Mestre e freires da Ordem obrigados a pagar anualmente, ao bispo de Coimbra e seus sucessores, 30 maravedis por Pombal, 10 por Ega, e 10 por Redinha. No caso de incumprimeno obrigavam-se a pagar 50 moedas de ouro. 

"In Dei nomine haec composito facta est inter L. Episcopum Collimbriensem, ejus Canonicos, Dominum F. Didaci Magistrum Templi Portugaliae, Fratres ejus. Facta Carta conventionis, compositionis mense Aprilis regnante Rege Sancio, ad hanc compositionem laborante. Era M.CCXLIV ." (1206) 

A peste chega a Tomar em Agosto deste mesmo ano, matando muitos dos seus habitantes. Mestre Fernando Dias e alguns dos nossos Irmãos Templários perecem desse terrível flagelo que assolou o reino de Portugal. Morreu no dia 28 de Agosto de 1206. 

Foi sepultado na igreja de Santa Maria dos Olivais, em Tomar.

Sem comentários: