Alconchel

6 de Dezembro de 2012

O "Castelo de Ferro" dos Templários. 

Quando se estudam os castelos Templários Portugueses, há a tendência para esquecer os fronteiriços, que estão actualmente em território espanhol. Assim, vamos encontrar a sul de Olivença, o castelo Templário de Miraflores, na localidade de Alconchel. 




No século XI os muçulmanos aqui reedificaram, sobre as ruínas de uma velha fortaleza, o hisn al-Hadid. O "Castelo de Ferro". É conquistado em 1166 por el-Rei D. Afonso I de Portugal com a ajuda dos Templários Portugueses aos quais é confiada a sua defesa, assim como a protecção da população moçarabe. Nesse mesmo ano o soberano faz dele doação à Ordem do Templo, tendo o Mestre D. Gualdim Pais mandado "recompor" o castelo, a que passa a chamar de Alconchel (diz-se erradamente, que devido às características do terreno envolvente, onde as colinas faziam lembrar conchas do mar mas al-conchel é um arabismo que significa ‘topo’, ‘cimo’ ou ‘cume’). 


Em 1264 passou para a Coroa de Castela embora continuasse sob o controle dos Templários Portugueses cujos Mestres o foram dos três reinos (Portugal, Castela e Leão), assim permanecendo até 1312. 


Ao cabo de século e meio de permanência no território os Comendadores Templários deixaram-nos, nos seus Livros de Guerra, uma vasta e riquíssima memória narrativa plena de casos de luta, disciplina, heroísmo, sacrifício, abnegação, convivência e benevolência. 


Mas nem tudo ficou registado nesses diários militares da Ordem. Existe uma curiosa lenda Templária, relatada num pergaminho datado do século XII por um velho morabito árabe (homem pio, rodeado de uma certa áurea de santidade) que habitava uma colina vizinha. 
Uma lenda que publicaremos proximamente.

Sem comentários: