03 outubro 2020

D. fr. Pedro Anes

2 de Agosto de 2014


9º Mestre em Portugal 
Fevereiro 1222 - Julho 1224 

Cavaleiro Português da Ordem do Templo no reinado de D. Sancho II 



D. Fr. Pedro Anes foi eleito pelo Capítulo da Ordem a 12 de Fevereiro de 1222 sucedendo ao Mestre D. Fr. Pedro Alvares. Neste curto e conturbado mestrado e aproveitando-se da renúncia de D. Fr. Pedro Alvares, os Templários de Leão e Castela recusaram reconhecer o mestrado de D. Fr. Pedro Anes, à revelia da autoridade do Mestre Geral da Ordem D. Fr. Pere de Montagut. No entanto, a gestão dos destinos do Templo nos três Reinos de Portugal, Castela e Leão seria retomado no mestrado Português seguinte.

Conturbado seria também o reinado de El-Rei D. Sancho II vítima das maquinações dos senhores feudais e do clero que por força dos seus interesses tudo fizeram para o derrubar, arrastando o reino para uma acesa guerra civil, urdindo sangrentas e infinitas lutas internas, enquanto os esquadrões Templários combatiam em terras do Alentejo. D. Sancho acabou morrendo no exílio a 4 de Janeiro de 1248 aos trinta e oito anos de idade, traído e mergulhado num atroz desgosto. Está sepultado em Toledo, Espanha. 

Nas crónicas da Ordem e a título de curiosidade, constatamos que no dia 28 de Fevereiro de 1222 (16 dias após a nomeação de Fr. Pedro Anes) abateu-se sobre a região de Thomar uma tremenda tempestade que provocou uma das maiores cheias do rio e muitos estragos no castelo e no povoado. Transcrevemos de seguida parte da notícia (em português actual, para melhor compreensão) : 

"... o rio transbordou e muito e inundou até o cemitério da igreja de S. João derrubando-lhe um dos muros. Na dita igreja o forte vento derrubou o campanário que caiu do topo da frontaria para dentro da nave arrastando parte do telhado. A cobertura das galilés do adro da igreja até à Torre foram totalmente arrancadas tendo tombado algumas colunas (...). neste lugar tudo ficou submerso em mais de três palmos de água. No castelo a igreja de Sta Maria ficou sem a cobertura e a cripta alagada até ao cimo da entrada (...). Não fora o pronto acudir das Comendas da região de Alcobaça e de Castelo Branco e o povo de Thomar teria morrido à míngua nos tempos seguintes por falta de viveres tal foi a destruição nas terras e engenhos. A tudo isto atendeu o Mestre e deu solução (...)." 

D. Fr. Pedro Anes renunciou ao mestrado a 8 de Julho de 1224. Em 1229 ainda integrava o grupo de Cavaleiros que testemunharam e assinaram a carta de doação de Asseiceira. 

Morreu a 10 de Novembro de 1231 e foi sepultado na igreja de Santa Maria dos Olivais em Thomar.

Sem comentários: