Após a publicação de alguns textos cifrados no nosso blogue, foram muitos os pedidos para fornecermos a chave da Pentacripta. Queremos esclarecer que a chave que usámos não é exactamente igual à original, uma vez que tivemos de a adaptar ao alfabeto actual. No entanto o princípio é o mesmo. Para compreendermos o funcionamento da cifragem e decifragem de um texto com a Pentacripta vamos rever a nossa publicação de 16 de Setembro de 2009 com o título de "A estratégia; um enigma..." (entre parênteses vamos dando o significado de cada frase) :
"A estratégia; um enigma..."
"O exército real inclui sempre uma ala Templária." (este sistema criptográfico foi criado pelos Templários)
"É constituída por cinco Mestres e vinte e um cavaleiros." (é constituído por 5 vogais e 21 consoantes)
"Dispõem-se em linha, em três grupos de seis, designando o sétimo de cada grupo como observador." (cada linha contém, para além das 5 vogais, 3 grupos de 6 consoantes mais 1 consoante fixa no final de cada grupo, no total de 3 fixas. Isto será explicado melhor mais à frente)
"O Mestre que se encontra mais perto da extrema do exército, assume o comando." (a vogal que se encontra mais perto do final da linha é utilizada como elemento base para o avanço das consoantes móveis. (ex. "... de Almourol.", a vogal a utilizar é o "o")).
"Tomam posições de combate ao meio-dia." (significa que o texto original vai ser cifrado)
"Mestre Arnaldo, ao lado dos outros Mestres, faz investir os cavaleiros uma vez." (se a vogal for um "a" de Arnaldo, todas as vogais se mantêm e só as consoantes móveis avançam 1 posição (ex. "Arnaldo" ficará "Arpamfo". O "r" é uma das consoantes fixas))
"Mestre Ernesto adianta-se um passo aos companheiros e provoca uma dupla investida." (se a vogal for um "e" de Ernesto, as vogais avançam 1 posição e as consoantes móveis avançam 2 (ex. "Ernesto" ficará "Irqivwu"))
"Mestre Ismael avança dois passos e faz investir a ala três vezes." (uma vez mais, se a vogal for um "i" como de Ismael, as vogais avançam 2 posições e as consoantes móveis avançam 3 posições (ex. "Ismael" ficará "Uwqiop")) (o mesmo se aplicará às restantes situações)
"Mestre Orlando dá três passos em frente e ordena aos cavaleiros que invistam quatro vezes."
"E finalmente, Mestre Urbano adianta-se quatro passos em relação aos outros Mestres e faz os seus cavaleiros investirem por cinco vezes."
"Mantêm-se estáticos os observadores." (a sétima consoante de cada grupo permanece inalterada. No caso, os "j", "r" e "z", como depois mostraremos)
"Em função desta estratégia, organiza-se o exército e trava-se a batalha." (deste modo começa-se a cifragem do texto)
"Dura a peleja até à meia-noite." (...até todo o texto ficar encriptado)
"Para poder voltar a ver a luz do dia, precisam reverter toda a estratégia." (para voltar a ler o texto original terá de se proceder à sua descodificação, como iremos mostrar)
"E todo o exército se reorganiza." (e o texto torna-se legível de novo)
(continua…)
Sem comentários:
Enviar um comentário