Procurai sempre a Verdade

15 de Fevereiro de 2013


"...os Templários tiveram sempre como projecto secreto, tentar unir as três religiões principais numa fraternidade universal. Os Capelães Templários nunca tiveram por missão evangelizar. O seu apoio espiritual aos Irmãos sempre foi interno. Do foro privado. 
 
Na Ordem, exercem Capelães cristãos, islâmicos e judaicos. Cada um assiste os Irmãos na respectiva fé. Na sua actividade geral não fazem distinções dentro da Irmandade, participando cada um deles nos cerimoniais da Ordem, individualmente ou em conjunto, indiferentemente do culto e credo de cada um. Comungando os ideais da Ordem, as suas crenças religiosas são colocadas em segundo plano. 
 
Os Templários nunca proclamam a sua religião tanto no seio da Irmandade como no exterior da mesma, para não colidir com as crenças de cada um. 
Cumpre-se assim uma das Regras de ouro do Templo: a Tolerância religiosa." 

Este procedimento já vem de há muitos séculos e continua a ser usado pelos Templários Portugueses. Não é verdade, portanto, que a Ordem seja de inspiração exclusivamente cristã. Não foi no passado, não o é hoje e nunca será de obediência católica. Por isso, quando procurais identificar a verdadeira Ordem, lembrai-vos disto: O Cavaleiro Templário nunca proclama publicamente a religião que professa. A fé é do foro privado e íntimo de cada um, cabendo a todos respeitá-la.

No entanto, o elemento unificador no Projecto baseia-se na ancestral sabedoria dos nossos antepassados, que conheciam o poder do Bom Espírito (comum a todos os credos) e da força que, uma vez nele concentrada, poderá irradiar à sua volta, como um intenso ponto luz. Não é por acaso que os nossos Templos são redondos.

O verdadeiro Templário combate somente pela Paz e pela Justiça!
 

Sem comentários: