5 de Outubro de 1143

5 de Outubro de 2010


El-Rei D. Afonso I de Portugal
 

5 de Outubro de 1143 

Comemora-se hoje, dia 5 de Outubro, 867 anos sobre o reconhecimento de El-Rei D. Afonso I como soberano do reino de Portugal por parte de seu 'primo', o Imperador da Hispânia, El-Rei D. Afonso VII de Leão e Castela. O encontro deu-se em Zamora, na presença do cardeal Guido de Vico, nos dias 4 e 5 de Outubro de 1143, patrocinado pelo arcebispo de Braga D. João Peculiar. Dele resultou a assinatura do documento que ficou para a História como o Tratado de Zamora e que podemos considerar como o Dia da nossa Independência. Portugal já existia como Reino apesar de referido muitas vezes como Condado. As crónicas da época atestam D. Tereza como Rainha de Portugal, casada com um Conde da Borgonha, D. Henrique. Uma rainha reina no seu reino. Não um Conde. O seu 'filho' primogénito varão sucede-lhe naturalmente como Rei. 

Em 1179, o papa Alexandre III finalmente reconhece oficialmente El-Rei D. Afonso I de Portugal como rei e envia-lhe a bula Manifestis Probatum como confirmação em troca de vassalagem e ouro. Na prática, o Reino de Portugal tinha sido sempre independente, apesar de muito diplomaticamente, se deixar "vassalar", sempre por conveniência e estratégia. A independência foi-nos tirada em diversas ocasiões e sempre recuperada. 

"... se longe no futuro, o Reyno sofrer a perda de soberania esperamos, nós os primeiros de Portugal, que a vontade ferrea de a manter, chegue intacta aos portuguezes de entaõ para prontamente a reaverem..." 


Nos tempos de hoje, é urgente reavê-la!

Sem comentários: